Skip to content

Seja bem-vindo!

Queremos impactar a sua vida!

Apresentação

Seja bem-vindo!

É com grande alegria que recebemos sua visita aqui no nosso site, e será uma grande honra recebe-lo presencialmente. 

A Igreja Presbiteriana JMC ou José Manoel da Conceição, é uma Igreja reformada de orientação calvinista presbiteriana. 

O nome Presbiteriana” vem da maneira como a igreja é governada, ou seja, não por uma pessoa só, mas por um grupo de homens escolhidos por Deus em assembleia solene chamados de “Presbíteros”. Este modelo reflete a estrutura bíblica da Igreja primitiva (At 14.23; 20.28; 1Tm 4.14; Tt 1.5; 1Pe 5.1-4). Reformada porque têm um ensino, um padrão de culto, um governo, e um estilo de vida, centrado na Bíblia, que reflete os cinco principais pilares da Reforma Protestante do século XVI que foi uma volta às Escrituras Sagradas, um retorno à doutrina apostólica. 

(José Manoel da Conceição, um ex-padre católico-romano que ingressou na Igreja Presbiteriana do Brasil e tornou-se o primeiro Pastor Evangélico Presbiteriano Brasileiro). 

portao15b75d
ipjmc
reformadores

Nossa História

O presbiterianismo em Jandira surgiu com Instituto José Manoel da Conceição (JMC), (1928-1970), que tinha como sua mantenedora a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), funcionou nas dependências do colégio do mesmo nome, fundado pelo Rev. William Waddell, em 08 de fevereiro de 1928.

Em 1976 um grupo de irmãos começaram uma reunião de oração na casa de uma família que veio morar nas dependências do colégio JMC, a saber: O irmão Mário Rossi de Moraes, sua esposa Dona Elihoreth Moreira de Moraes e os seus quatro filhos, Marco Antônio Rodrigues de Moraes, Mário Rossi de Moraes Filho, Roberto Rossi de Moraes e Ana Luiza Moreira de Moraes. Juntamente com os irmãos, Jofre Antônio dos Santos e sua esposa, Dona Laura Cardoso dos Santos, seus quatro filhos: Yara Marta, Lóide Her, Jofre dos Santos Junior e Patrícia Rejane; Antônio Luiz Gonçalves e sua esposa Dona Neide Pacheco Gonçalves, seus três filhos, Marcelo Pacheco Gonçalves, Márcio Pacheco Gonçalves e Maricy Pacheco Gonçalves, as jovens Rosely Rodrigues de Sá e Mariza de Sá, e os irmãos, José dos Santos e Ananias Paixão e Silva. Na época era presidente do Sínodo de São Paulo o Rev. Boanerges Ribeiro, que foi informado, de que um grupo de irmãos estavam se reunindo com regularidade e oferecia todas as condições exigidas pela Constituição da IPB para o funcionamento de uma Igreja local. No dia 26 de setembro de 1976 reúne-se em uma das dependências da Fundação Educacional Presbiteriana, (FEP), em Jandira, a Comissão Especial nomeada pela CE/SSP, investida de poderes para tomar todas as providências necessárias e organizar uma Igreja Presbiteriana em Jandira, filiada a Igreja Presbiteriana do Brasil. Pela graça e providência de Deus, no dia 03 de outubro de 1976 foi organizada a Primeira Igreja Presbiteriana de Jandira. Em sua primeira assembleia foram eleitos para Presbíteros, os irmãos:  Mário Rossi de Moraes, Ananias Paixão e Silva e Ercy Moreira; e para Diáconos os irmãos: Carmelim Marques de Oliveira, Pedro de Carvalho Neto e Rodolfo de Almeida. O primeiro culto oficial foi ministrado pelo Rev. Boanerges Ribeiro, foi recebido por Pública Profissão de fé e batismo o jovem Mario Rossi de Moraes Filho, ocorrendo também a posse e instalação dos Presbíteros e Diáconos eleitos na primeira assembleia. Em 1978 em Assembleia Extraordinária realizada no dia 12 de novembro, resolve-se mudar o nome de Primeira Igreja Presbiteriana de Jandira para Igreja Presbiteriana José Manoel da Conceição (JMC).