Skip to content

Nossa História

IPJMC:
Uma Igreja amorosa e relevante!

O Presbiterianismo em Jandira

O presbiterianismos em Jandira surgiu com Instituto JMC, (José Manoel da Conceição), (1928-1970), que tinha como sua mantenedora a IPB, (Igreja Presbiteriana do Brasil, e funcionou nas dependências do colégio JMC, fundado pelo Rev. William Waddell, em 08 de fevereiro de 1928.

A Igreja Presbiteriana JMC

Em 1976 um grupo de irmãos começaram uma reunião de oração na casa de uma família que veio morar nas dependências do colégio JMC, a saber: O irmão Mário Rossi de Moraes, sua esposa Dona Elihoreth Moreira de Moraes e os seus quatro filhos, Marco Antônio Rodrigues de Moraes, Mário Rossi de Moraes Filho, Roberto Rossi de Moraes e Ana Luiza Moreira de Moraes. Juntamente com os irmãos, Jofre Antônio dos Santos e sua esposa, Dona Laura Cardoso dos Santos, seus quatro filhos: Yara Marta, Lóide Her, Jofre dos Santos Junior e Patrícia Rejane; Antônio Luiz Gonçalves e sua esposa Dona Neide Pacheco Gonçalves, seus três filhos, Marcelo Pacheco Gonçalves, Márcio Pacheco Gonçalves e Maricy Pacheco Gonçalves, as jovens Rosely Rodrigues de Sá e Mariza de Sá, e os irmãos, José dos Santos e Ananias Paixão e Silva.

Na época era presidente do Sínodo de São Paulo o Rev. Boanerges Ribeiro, que foi informado, de que um grupo de irmãos estavam se reunindo com regularidade e oferecia todas as condições exigidas pela Constituição da IPB para o funcionamento de uma Igreja local.

No dia 26 de setembro de 1976 reúne-se em uma das dependências da Fundação Educacional Presbiteriana, (FEP), em Jandira, a Comissão Especial nomeada pela CE/SSP, investida de poderes para tomar todas as providências necessárias e organizar uma Igreja Presbiteriana em Jandira, filiada a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Pela graça e providência de Deus, no dia 03 de outubro de 1976 foi organizada a Primeira Igreja Presbiteriana de Jandira. Em sua primeira assembleia foram eleitos para Presbíteros, os irmãos:  Mário Rossi de Moraes, Ananias Paixão e Silva e Ercy Moreira; e para Diáconos os irmãos: Carmelim Marques de Oliveira, Pedro de Carvalho Neto e Rodolfo de Almeida.

O primeiro culto oficial foi ministrado pelo Rev. Boanerges Ribeiro, foi recebido por Pública Profissão de fé e batismo o jovem Mario Rossi de Moraes Filho, ocorrendo também a posse e instalação dos Presbíteros e Diáconos eleitos na primeira assembleia.

Em 1978 em Assembleia Extraordinária realizada no dia 12 de novembro, resolve-se mudar o nome de Primeira Igreja Presbiteriana de Jandira para Igreja Presbiteriana José Manoel da Conceição (JMC).

Rev. Rubens Pires do Amaral Osório
(1976).
Rev. Chiu Hsin Tsu
(Rev. Tiago)
(1980-l982)
Rev. Jalles Potenciano
(1984)
Rev. Luiz Raimundo da Silva
(1987-1989)
Rev. Jackson Macedo de Souza
(1996)
Rev. Ananias Feitosa
(2006-2010)
Rev. Cleuso Rodriguês Nogueira
(2016-2019)
Rev. Oscar Ciola
(1977-1979)
Rev. Antônio Máspoli de Araújo Gomes
(1983)
Rev. Chiu Hsin Tsu
(Rev. Tiago)
(1985-1986)
Rev. Nicanor Malaquias Lins Neto
(1990 -1995)
Rev. Eliezer Bernardes da Silva
(1997-2005)
Rev. Addy Felix de Carvalho
(2011-2015)
Rev. João Paulo Thomaz de Aquino
Pastor Atual.