Igreja Reformada

IPJMC: Uma Igreja amorosa e relevante!

A História da Igreja Presbiteriana começa com Martinho Lutero pregando as suas famosas 95 teses na catedral de Wittenberg e João Calvino, através de sua prolífica pena, dando forma teológica ao que ficou conhecido como Reforma Protestante. Rapidamente o movimento de Reforma se alastrou pelo mundo criando as Igrejas Reformadas da Europa. Quando este movimento chegou a Escócia, ganhou o nome de Presbiterianismo, em 1689. Da Escócia o presbiterianismo chegou à Inglaterra, da Inglaterra aos Estados Unidos e de lá, em 1869 chegou ao Brasil através de um jovem chamado Ashbell Green Simonton. Os franceses já haviam tentado trazer a igreja Reformada para o Brasil em 1558, mas foram martirizados por Villegaignon, e os holandeses tentaram em 1630, mas foram expulsos. Foi mesmo com Simonton que a Igreja Presbiteriana do Brasil se solidificou.

A Reforma tornou-se conhecida através de alguns lemas que exprimem as crenças fundamentais de toda igreja reformada:

Somente a Escritura (Sola Scriptura) –Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2Timóteo 3:16). Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e tem todas as respostas de que o homem precisa.

Somente a Graça (Sola Gratia) – Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos … Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie Efésios 2.4-5, 8-9. Cremos que nada temos para oferecer a Deus que o apraza, assim, esperamos tão somente no seu amor, bondade e graça para nos salvar da punição eterna que merecemos por desobedece-lO.

Somente a Fé (Sola Fide) – O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Marcos 1.15) Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (Atos 16.30-31)

Somente Cristo (Solus Christus) – Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem 1Timóteo 2:5. Numa época em que se diz: “Todos os caminhos levam a Deus”, bradamos: somente Jesus, morto na cruz, ressurreto e tendo subido para estar ao lado do Pai pode nos fazer gratuitamente dignos de viver a eternidade com Deus.

Glória somente a Deus (Soli Deo Gloria) – Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. (Apocalipse 5.13). Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (1Coríntios 10:31)