Coronavírus em Jandira

IPJMC: Uma Igreja amorosa e relevante!

Em 16/03/2020, a prefeitura da cidade de Jandira confirmou o primeiro caso de Coronavírus e informou que existem outros suspeitos. Atualmente a cidade já registrou alguns casos suspeitos de morte por Covid-19 (como se pode conferir no quadro abaixo). As cidades vizinhas de Barueri, Carapicuíba e Santana de Parnaíba também já confirmaram os seus primeiros casos e mortes e o número de casos suspeitos aumenta cada vez mais. O prefeito da cidade emitiu um decreto restringindo os eventos públicos de mais de 100 pessoas em lugares abertos e 50 em lugares fechados (decreto 4204/2020).

Diante disso, o nosso foco total deve ser a prevenção e o cuidado, especialmente com os membros mais idosos de nossa comunidade, que são afetados de maneira mais grave por este vírus, embora haja relatos de mortes também de crianças e jovens. [0] Caso esse vírus se espalhe muito rapidamente, ele pode causar uma pane em nosso sistema de saúde com consequências para todos.

Prevenção

Uma imagem contendo captura de tela

Descrição gerada automaticamente

Idosos: O novo coronavírus (COVID-19) tem uma taxa de mortalidade de até 14% em pessoas idosas. Dessa forma, essa é a faixa da população que inspira os maiores cuidados e a maior proteção. Seria interessante que pessoas acima dos 70 anos diminuíssem em muito a sua exposição pública, preferindo ficar em casa enquanto a epidemia estiver se alastrando em grandes proporções. Membros da família devem tomar cuidado extra no lavar as mãos e preferencialmente devem se manter distantes dos idosos caso tenham sintomas semelhantes aos da gripe.

Higiene e Limpeza: O coronavírus é transmitido por gotículas de saliva de alguém infectado. Essas gotículas com vírus podem ficar em superfícies como corrimões, mesas, torneiras, copos, controles-remotos, etc. Assim, é importante que nesse momento contatos físicos (apertos de mão, abraços e beijos) sejam evitados, objetos pessoais não sejam compartilhados e superfícies se uso comum sejam limpos. Os produtos a serem usados para desinfetar as superfícies podem ser água e sabão, álcool 70% ou água sanitária.

Devo sair de casa ou não:  Os governos federal e estadual tem profissionais competentes trabalhando e monitorando a pandemia de COVID-19 no Brasil e no Estado. Assim sendo, os cidadãos devem seguir as orientações e buscar informações principalmente em websites oficiais do governo, tais como como saude.gov.br e saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. Veículos de informação de reconhecida qualidade (Jornal Estadão, por exemplo) devem ser preferidos às informações postadas em redes sociais.

Informação

Ontem (11/03/2020) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a situação causada pelo Corona vírus COVID-19 como sendo uma pandemia, ou seja, a disseminação de uma doença perigosa que infecta muitas pessoas ao mesmo tempo.[1] A OMS declarou pandemia, após os números oficiais chegarem a 118 mil casos em 114 países e quase 4300 mortes (taxa de mortalidade de 3,6% dos infectados). Essa taxa de mortalidade aumenta exponencialmente com a idade, ou seja, quanto mais idosa uma pessoa é, mais chance tem de complicações sérias e óbito caso contraia a doença.[2] Por exemplo, a taxa de mortalidade para pacientes com mais de 70 anos chega a 7,5% e entre pacientes com mais de 80 anos a quase 15%.

Imagem microscópica do Coronavírus da COVID-19

A família de vírus que leva o nome de Corona já causou outras epidemias como a SARS e a MERS.[3] Esse vírus da atual pandemia é chamado popularmente de Novo Corona Vírus e cientificamente de Coronavírus de síndrome respiratória aguda severa 2 (SARS-CoV-2). A doença causada pelo vírus recebe o nome de Doença do Coronavírus (COVID-19).[4]

Ação

            Os sintomas da doença do coronavírus são muito semelhantes aos da gripe comum e até aqui 80% dos casos se recuperaram sem necessidade de tratamento especial. As pessoas com sintomas leves devem considerar seriamente ficar em casa, inclusive para evitar o risco de se infectar no posto de saúde ou hospital e evitar o risco de contaminar a outros.[5] Idosos e pessoas com doenças crônicas tem maior necessidade de serem testadas para verificar se tem ou não a doença. O governo federal colocou o número de telefone “136” à disposição da população para receber orientação. Se os sintomas não são graves, caso queria passar com um médico, dê preferência às unidades básicas de saúdes em vez de hospitais.[6]

            Clique aqui para ver os endereços das Unidades Básicas de Saúde de Jandira.

Evangelização

            Jesus anunciou que no futuro haveria epidemias: “Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro.Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu” (Lucas 21.10-11). Mas, aqueles que confiam em Jesus devem descansar, pois quando chegar o momento em que essas notícias se tornarem muitíssimos comuns, eis o que Jesus disse:

Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos. (Lucas 21.18-19)

Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos. (Lucas 21.27-28)

            Essa, no entanto, não é para todos, mas somente para aqueles que colocaram a sua fé e esperança para perdão dos seus pecados no Senhor Jesus, ou seja, aqueles que obedeceram as ordens dos apóstolos:

Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho (Evangelho Segundo Marcos 1.15)

Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar (Atos dos Apóstolos 2.37-38)

Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor, e ele mande Jesus, que ele já tinha escolhido para ser o Messias de vocês (Atos dos Apóstolos 3.19-20)

Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras (1 Coríntios 15.3-4)

            Jesus te chama, portanto, a um novo relacionamento com Ele. Um relacionamento que não vai necessariamente te livrar das doenças e tragédias neste mundo, mas vai garantir para você perdão, aceitação, amor e vida eterna na presença de Deus em um lugar que a Bíblia chama de Novo Céus e Nova Terra. As doenças fazem parte do plano soberano de Deus na história (Lucas 21.11). Mas um dia, aquele “tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53.4) dará a todos os seus eleitos acesso à árvore da vida cujas folhas são para a cura dos povos (Apocalipse 22.2). Portanto, não se preocupe demais com o coronavírus. Proteja-se, creia em Jesus e ouça o que diz o Senhor Deus: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. (Salmo 46.10-11)


[0] https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19—16-march-2020

[1] https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812

[2] https://www.bbc.com/news/health-51674743

[3] http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html

[4] https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it

[5] https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/saiba-como-se-prevenir-contra-o-coronavirus-e-o-que-fazer-em-caso-de-suspeita.shtml

[6] Veja vídeo do governo com dicas sobre como proceder: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/03/10/saiba-como-se-proteger-do-coronavirus-e-o-que-fazer-em-caso-de-suspeita-da-doenca. Veja também vídeo do hospital Sírio-Libanês explicando a doença: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/coronavirus/Paginas/coronavirus.aspx.